Indústria Verde

Confira cursos do SENAI ligados a meio ambiente e sustentabilidade

São opções presenciais, EAD ou até via podcasts, pagos e gratuitos, que vão de iniciação profissional à qualificação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está entre os maiores complexos de educação profissional do mundo. Hoje, por meio de múltiplas plataformas – na modalidade presencial e à distância (EAD) –, o SENAI oferece mais de três mil cursos que unem teoria e prática da indústria. São abertos a profissionais de todos os tipos: os que estão em momento de iniciação profissional ou os que buscam qualificação. São oferecidas diversas disciplinas ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, dentre muitas outras temáticas relacionadas à indústria.

Início profissional – Para quem está na fase de iniciação profissional, por exemplo, dois cursos merecem destaque: o Curso de Educação Ambiental e o Curso de Consumo Consciente de Energia. As matrículas para ambos estão abertas até 31 de dezembro de 2022.

O Curso de Educação Ambiental (EAD, gratuito, carga horária de 14 horas on-line) está aberto a alunos graduados ou não, de qualquer área, e tem como objetivo abordar questões, conceitos e definições fundamentais sobre o meio ambiente, analisando problemas atuais e perspectivas futuras. Estão em pauta, a Primavera Silenciosa; legislação brasileira; agenda ambiental na administração pública; 5Rs; coleta seletiva de lixo; projeto de isolamento térmico; e consumo de água.

Mais informações em https://mundosenai.com.br/cursos/interna/educacao-ambiental-m-130049/ 

O Curso de Consumo Consciente de Energia (EAD, gratuito, carga horária de 14 horas on-line) também está aberto a alunos graduados ou não, de qualquer área, e tem como objetivo abordar questões fundamentais sobre o mapa energético brasileiro, impactos ambientais, Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), boas práticas domésticas, iluminação eficiente e rendimento luminoso.

Em ambos os cursos, o início é imediato após a matrícula e o acesso fica livre por 30 dias. O material didático é produzido pelo SENAI (conteúdo on-line, vídeos e simuladores, entre outros) e disponibilizado por meio de uma plataforma na internet. Para concluir o curso, o aluno deverá realizar uma avaliação final, com desempenho mínimo de 60%. Em seguida, se bem-sucedido, receberá um certificado por e-mail.

Mais informações em https://mundosenai.com.br/cursos/interna/consumo-consciente-de-energia-m-130128.

Qualificação presencial e EAD – Já para quem está em busca de qualificação profissional, o SENAI oferece  capacitações, como o Curso Agente de Produção e Consumo Sustentáveis (presencial, gratuito, carga horária de 160 horas), aberto a quem concluiu o Ensino Médio. Neste curso, o aluno vai estudar as práticas de produção e consumo sustentáveis voltadas para diferentes áreas da cadeia produtiva; aprender sobre questões ambientais; e avaliar oportunidades de aplicação de práticas de produção e consumo sustentáveis (PCS) com vistas a disseminar práticas de PCS, de acordo com a legislação e normas ambientais vigentes.

Mais informações em https://mundosenai.com.br/cursos/interna/agente-de-producao-e-consumo-sustentaveis-i-2562/.

O curso Desvendando a Economia Circular (EAD, pago, carga horária de 6 horas on-line) é para estudantes e ​​profissionais que buscam qualificação adicional. O aluno irá aprender conceitos, princípios, histórico, evolução e desafios da economia circular. Entre eles, estão conceitos de sustentabilidade; mundo VUCA (volatility, uncertainty, complexity, ambiguity ou volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade); características e impactos da economia linear; conceitos e características de obsolescência programada; teoria do consumo; modelo e princípios para a transição da economia linear para a circular; habilidades socioemocionais requeridas na gestão; conceito de TBL (Triple Bottom Line); modelos de negócios e benefícios colhidos com economia circular; governança corporativa como ferramenta de sustentabilidade; pensamento sistêmico; estrutura da cadeia de reciclagem; além economia circular na prática, com um estudo de case de sucesso (Olimpíada de Tóquio).

Para um certificado de participação ao final dos cursos, o aluno deverá concluir todas as atividades e ter aproveitamento de 70% na avaliação final. As matrículas estão abertas até 31 de dezembro de 2022.

Mais informações em https://loja.mundosenai.com.br/senainacional/desvendando-a-economia-circular

Cursos livres – O SENAI oferece também o projeto SENAI Play, que promete inovação tecnológica na forma de aprender, por meio de minicursos e microcursos voltados a diversos segmentos da área industrial, em formato de pílulas (de alguns minutos) de conhecimento em podcast. Um desses é o Economia Circular (https://play.senai.br/curso/97), com conteúdo idêntico ao curso Desvendando a Economia Circular, citado acima.

Entre os cursos em formato de podcast, há também o de Reciclagem e Reutilização de Resíduos Inorgânicos, (https://open.spotify.com/episode/2kSC8Ad9MplhPz7zP4feZy?si=a0c6b55db08941d3); Moda Circular, (https://open.spotify.com/episode/7uFshZ5sV0zUbVk0smJ6s3?si=2a8f77efeac1491d); Potenciais e Desafios do Biocombustível no Brasil, (https://open.spotify.com/episode/04X4y8liBwG9yNK741qFJ3?si=bb9a578b3f9b49e4); Mudanças Climáticas – Aprendendo com o Planeta Vênus, (https://open.spotify.com/episode/1Rrv19IdpKIXN1zcL3g7bP?si=5b37d237bb6b48a4); Compostagem Orgânica (https://open.spotify.com/episode/7ke80cFzXcUMdo6sBfDnro?si=31ac44facc494413); e A Revolução do Cânhamo (https://open.spotify.com/episode/7InKurtKVR830xQxqClISK?si=31e46c42f4e742f6).

Fique sempre atento a novas oportunidades em https://loja.mundosenai.com.br e https://senaiplay.senai.br.