Indústria Verde

Denim produzido com rígidos critérios de sustentabilidade

Preservação do meio ambiente e responsabilidade social são marcas registradas da Canatiba

A sustentabilidade na indústria têxtil já é uma preocupação real. A busca por novas tecnologias e processos de produção menos agressivos ao meio ambiente é um dos principais desafios desta indústria.

A Canatiba Denim Industry, empresa de vanguarda do denim, investe no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que minimizam o impacto da sua produção no meio ambiente. As iniciativas da empresa, nesse sentido, estão alinhadas à estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) rumo a uma economia brasileira de baixo carbono, baseada em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.

Medidas – A empresa estabeleceu um conjunto de ferramentas de autoavaliação para mensurar sua performance de sustentabilidade ambiental e social em toda cadeia de suprimentos. Além da gestão de químicos, ela faz a rastreabilidade das matérias-primas e dos produtos, e o monitoramento do consumo de água, energia elétrica, combustíveis e a gestão de resíduos.

Essas medidas levaram a empresa a uma redução de 90% no uso de combustíveis fosseis, de energia térmica e de gases das caldeiras, além do reaproveitamento de água. A empresa utiliza ainda corantes livres de anilina e técnicas de tingimento que economizam 80% da água no processo.

A Canatiba utiliza fibra eco-friendly, linho natural e biodegradável, poliamida biodegradável e algodão reciclado 100% certificado pelo Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e pela Better Cotton Initiative (BCI). A ABR é um programa que assegura a sustentabilidade do algodão produzido e opera em benchmark com outra iniciativa mundialmente reconhecida, a BCI, presente em 21 países. A parceria ABR/BCI contribuiu para fazer do Brasil o campeão mundial de fibra comprovadamente sustentável.

“Hoje, oferecemos condições para que os nossos clientes possam produzir um jeans com todos os efeitos visuais e características de toque e vestibilidade disponíveis, utilizando pouquíssima água, sem impacto nos custos”, garante Fabio Covolan, diretor da Canatiba.

Água – A Canatiba difunde ainda a cultura da lavagem sustentável e montou uma lavanderia modelo em sua planta de Santa Bárbara d’Oeste (SP) para disseminar as melhores práticas nessa área. “Estamos preparados para uma crise hídrica, porque investimos em soluções no momento certo, com responsabilidade e consciência”, explica Fabio Covolan.

A empresa também participa do movimento Sou de Algodão, plataforma inovadora e criativa do setor. A ideia é fortalecer e unir os principais agentes da cadeia produtiva em torno de um bem comum: promover a sustentabilidade e o consumo consciente na moda, transformando uma commodity em um produto com alto valor agregado.

A Canatiba Denim Industry possui três unidades fabris em Santa Bárbara D´Oeste (SP), que produzem mensalmente mais de 11 milhões de metros lineares de tecidos que abastecem o mercado nacional e tem presença em países da Europa, América Latina e África.